segunda-feira, 28 de março de 2011

Tecnologia WEG na maior máquina de fazer papel do mundo




Máquina capaz de produzir 80 toneladas de papel por hora é equipada com motores WEG.

Os motores WEG oferecem até 30% de economia energética na operação da maior e mais sofisticada máquina produtora de papel do mundo. Parte de um investimento de 550 milhões de euros, realizado pelo grupo Portucel-Soporcel de Portugal, um dos maiores do mundo na indústria papeleira, o equipamento apresenta 11,1 metros de largura, e é capaz de produzir aproximadamente 500.000 toneladas de papel por ano, valor que corresponde a cerca de 80 toneladas de papel por hora.

Além de ser líder no setor de polpa e papel em Portugal, o Grupo Portucel-Soporcel também conta com uma presença expressiva no mercado global de celulose com cerca de 92% das suas vendas exportadas para mais de 50 países. Em 2010 a empresa, responsável pela produção de papel para uso em material de escritório e reprodução gráfica, decidiu investir em uma nova fábrica e em novo maquinário, aumentando seus negócios internacionais para mais de 1.2 bilhões de euros.

Como parceira nesse desafio, a companhia pôde contar com o apoio da WEG, que forneceu 650 motores W21 de baixa tensão e 16 motores de 6kv de média tensão com capacitores entre 0,37 kW e 2.800 kW para aperfeiçoar o processo de produção da empresa. O principal fator na escolha da WEG para o projeto foi a experiência comprovada da empresa na fabricação de produtos de alta qualidade, além do fato de ser a única fabricante de motores elétricos a operar uma filial em Portugal, tendo uma extensa plataforma de apoio industrial na Europa, o que tornou possível, por exemplo, a realização de testes e ensaios finais durante a fabricação dos produtos.

“Ter a WEG como parceira neste projeto garante a proximidade e o apoio em tempo real entre o fornecedor e o cliente, o que é sempre muito importante", diz Antonio Duarte, Diretor da WEGeuro. "Além disso, como principal fornecedor de motores, estamos cientes das exigências e realidades do mercado de modo que a solução que apresentamos foi a mais competitiva em termos técnicos e econômicos."

Além de economizar energia, os motores WEG também desempenham um papel importante na otimização do tempo de operação de fabricação do papel, garantindo a continuidade da operação. Isto só pode ser alcançado graças a um sistema de informação confiável totalmente integrado e capaz de monitorar as operações da fábrica interagindo em tempo real com os diversos itens do equipamento de produção. Nesta área, a gama de motores WEG W21 oferece um alto grau de confiabilidade e baixa manutenção, contribuindo substancialmente na redução dos custos de manutenção.

"Os motores satisfazem plenamente às nossas exigências especiais em termos de pintura especial e rolamentos de grandes dimensões. Também ficamos impressionados com os enrolamentos nos motores W21 que permitem operação com variação de freqüência em motores de 45 kW.” Diz Carlos Pinto.

Os produtos WEG também aperfeiçoaram o mecanismo de arranque das bombas de vácuo, uma das operações mais importantes no processo de fabricação do papel, assegurando o funcionamento correto do processo.

"O resultado não poderia ser mais positivo", conta Antonio Duarte. "A WEG cumpriu o acordo em todos os aspectos relacionados com a execução deste projeto, beneficiando o cliente com a redução de custos da operação e a excelente confiabilidade pela qual os produtos WEG são reconhecidos no mercado."

Link para fotos no Flickr: http://bit.ly/hO9szN